Se tem coisa que me irrita mais que poluição e gente porca jogando lata pela janela de automóveis é erro gramatical. E quando esse erro é em placas ou faixas feitas/pagas pela Prefeitura Municipal então...
Em outubro a Secretaria de Educação deu os parabéns aos professores pelo dia deles.
Mas tinha um erro tão bizarro na faixa que eu preferi bloquear. Meu namorado falou: "Não são eles que fazem, e depois, quando vêem já tá feito". Advogado do Diabo...
O fato é: eu peço uma pizza de champignon sem champignon (sei que é idiota, mas presta atenção na metáfora). Aí o entregador chega e tem um único champignon em cima que infecta toda a mussarela (era melhor pedir de mussarela, não?) com aquele gosto de strogonoff. Eu pago o preço da pizza e como pizza de champignon ou mando o entregador voltar outra hora?
É claro que se eu peço um produto e ele vem alterado, seja qual for a alteração, eu não pago por ele! Portanto, se eu peço uma faixa e ela vem com uma crase errada que seja, ela volta pro ateliê. E que seja entregue na data combinada, senão nada de pagamento!
Hoje eu vinha por uma avenida de São Vicente e dei de cara com uma placa com a seguinte inscrição: Sujeito à Multas.
Começa que essa crase não existiria nem no singular, a menos que fosse uma referência a uma multa específica (Ex.: "Sujeito à multa de estacionamento proibido", sei lá!); continua, que se fossem várias multas, seria "às", não "à"; e termina que ninguém recebe mais de uma multa por vez, ou recebe??? Sei lá, a menos que você pare no meio da avenida e seu carro esteja completamente irregular. Caso contrário...
Daí eu fui fazer uma matéria no Fiel Barateiro. Tinha lá uma placa: "Proibido a entrada de estranhos".
Erro 1: Proibido a entrada. Se é "a entrada" que não pode, é proibidAAAA. Ou "Proibido entrada" ou "Proibida a entrada".
Erro 2: entrada de estranhos. Pelo que me consta, quem proibe, proibe "a alguém" ou "de algo". Então... "entrada a estranhos", não "de estranhos".
Tá... mala pra caramba!
Cometo meus erros de português... mas pelo amor de God! Respeitem o pobre Manuel Joaquim José... O Aurélio está aí para tirar dúvidas, e quando ele não resolve seu problema existem diversos professores de língua portuguesa dispostos a salvar uma alma perdida! (little drama)
Na dúvida, assista um dos 9 programas do Língua Solta, no YouTube da TV Primeira (sou eu quem produz! :D).
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário